Novo Centro de Vacinação Covid de Espinho
Saúde

Novo Centro de Vacinação Covid de Espinho

O Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, visitou a 9 de abril o novo Centro de Vacinação COVID instalado na Casa da Cultura de Santiago de Silvalde, que já se encontra em funcionamento.

Este novo equipamento visa agilizar o plano de vacinação nacional, servindo cerca de 200 mil utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Espinho e Vila Nova de Gaia, que também abrange uma freguesia de Gondomar.

Este equipamento já havia sido disponibilizado pela autarquia aquando o início do processo de vacinação, mas o ACES entendeu que no momento isso não seria necessário. 

O autarca declarou que "o centro de saúde veio a revelar-se insuficiente, dada a dimensão da comunidade a servir, e, quando o coordenador nacional do plano de vacinação escreveu às autarquias a solicitar que elas colaborassem na agilização do processo, voltámos a manifestar a nossa disponibilidade ao ACES e então é que eles aceitaram”.


O presidente da autarquia atestou ainda que "No centro de saúde de Espinho só conseguíamos aplicar 200 vacinas por dia. Agora, esse equipamento vai continuar a trabalhar com o mesmo número de doses que tinha até aqui, mas, com este novo centro de vacinação, passámos a poder administrar mais 800 vacinas por dia, o que nos dá uma capacidade global de 1.000 utentes por jornada".

Pinto Moreira referiu também que o imóvel "tem todas as condições técnicas" para o trabalho a desenvolver, permitindo o cumprimento de todas as regras de distanciamento social e de higiene, exigidas.

Este novo espaço irá funcionar diariamente, das 08h00 às 20h00, sendo que há a possibilidade de a estrutura funcionar também "durante a noite, caso se justifique".

"Este é mais um passo no processo de combate à pandemia e com este espera-se um mais rápido retorno à normalidade" reforçou o Presidente da Câmara.