Encerramento dos cemitérios do concelho de Espinho
Proteção Civil

Encerramento dos cemitérios do concelho de Espinho

Cemitérios do concelho, encerrados nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro e com novo horário entre 26 e 30 de outubro.
Face à grande afluência de pessoas aos cemitérios no Concelho de Espinho por força do Dia de Todos os Santos e do Dia dos Fiéis Defuntos, a Comissão Municipal de Proteção Civil Municipal, decidiu encerrar os cemitérios do concelho nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro.

Esta medida tem como objetivo reduzir os aglomerados de pessoas no interior e nas imediações dos cemitérios nesta fase em que a Pandemia está a evoluir com o aumento diário de pessoas infetadas pelo COVID-19.

Atendendo ainda à declaração da situação de calamidade em todo o território nacional continental e à evolução epidemiológica desfavorável da COVID-19 no concelho de Espinho e nos concelhos limítrofes, foi criado um horário para a semana anterior, de 26 a 30 de outubro, das 09h00 às 19h00 para todos os cemitérios do território do concelho de Espinho, permitindo que as visitas ao cemitério sejam realizadas de forma espaçada, evitando ajuntamentos e comportamentos de risco. 

Este é um momento crucial de prevenção e combate ao vírus, onde é necessário um esforço acrescido por parte de cada um de nós. 

Pinto Moreira, presidente da autarquia apela "à compreensão de todos para que a habitual peregrinação ao cemitério nesta altura do ano se faça espaçadamente por quem assim o desejar na semana anterior, não perdendo o sentido dessa mesma visita”.
Despacho n.º 41/2020